Acidentes acontecem sempre em hora e local inesperado …. e os traumatismos dentários são uma ocorrência muito frequente em bebês, crianças e adolescentes.
As lesões envolvendo a boca, decorrentes das quedas, acidentes automobilísticos, desportivos ou brigas, assustam muito os pais e são a principal causa de atendimentos de emergência em nossa clínica.
Caso isso aconteça, é importante manter a calma e saber como agir .
Várias situações podem acontecer:
além de cortes e machucados; os dentes podem amolecer, quebrar, entrar ou sair totalmente da gengiva.
O comprometimento pode envolver a coroa dentária, a polpa, a raiz, o ligamento dento-alveolar, as mucosas ou até mesmo o osso alveolar.
Em todos os casos um profissional capacitado deve ser procurado rapidamente, pois somente ele poderá avaliar a gravidade do trauma, uma vez que existem situações em que os primeiros socorros devem ser iniciados o mais rápido possível.
O exame clínico imediato e a realização de radiografias para se estabelecer o correto diagnóstico e o planejamento adequado, podem ser determinantes no sucesso do tratamento.
A mesma atenção deve ser dada aos dentes de leite, uma vez que além das consequências para a primeira dentição, lesões mais graves podem afetar também os dentes permanentes que estão em formação.
Na área lesionada, a aplicação dos lasers de baixa potência vermelho ou infravermelho, é muito interessante . Estes lasers promovem uma fotobioestimulação, acelerando a cicatrização e a reparação tecidual, melhorando o prognóstico . Adicionalmente, seu efeito anti-inflamatório e analgésico, proporcionam muito mais conforto e alívio dos sintomas decorrentes das lesões abreviando sua resolução.
Dra. Cristiana Furtado
Mestre e Especialista em
Odontopediatria
CRO 7930